- Publicidade -
- Publicidade -

A Vida e Obra de Mariano Procópio Ferreira Lage: O Criador da 1ª Estrada Pavimentada do Brasil

Mariano Procópio Ferreira Lage (Barbacena, 23 de junho de 1821 – Juiz de Fora, 14 de fevereiro de 1872) foi um engenheiro, empresário e político que marcou sua época com suas realizações e contribuições para o desenvolvimento do Brasil. Ele é conhecido como o responsável pela construção da primeira estrada pavimentada do país – Estrada União e Indústria – e também pela contratação dos imigrantes alemães e tiroleses que formaram a Colônia Alemã Dom Pedro II em Juiz de Fora (MG).

Em 1851, Mariano Procópio casou-se com Maria Amália Coelho de Castro e juntos tiveram quatro filhos: Mariano, Elisa (que morreram crianças), Frederico e Alfredo. Em 1861, ele iniciou a construção da Villa Ferreira Lage, com o objetivo de receber o Imperador Dom Pedro II durante sua passagem pela cidade, o que posteriormente se tornaria o primeiro museu de Minas Gerais, o Museu Mariano Procópio, fundado em 1915 por seu filho mais novo: Alfredo Ferreira Lage.

Panorâmica da Villa Ferreira Lage, atual Museu Mariano Procópio. JUiz de Fora, MG. 1861. Foto de Revert Henrique Klumb. Acervo: Museu Mariano Procópio.

Com uma formação técnica na Alemanha, Mariano Procópio foi um dos pioneiros da fotografia no Brasil, tendo se apaixonado pelo assunto em uma de suas viagens à Europa. Além disso, ele foi diretor da Estrada de Ferro Dom Pedro II, das Docas da Alfândega e presidente do Jockey Club Brasileiro no Rio de Janeiro.

Mariano Procópio foi eleito deputado provincial em 1861 e deputado-geral pelo Partido Conservador, representando Minas Gerais na Assembléia Geral do Império entre 1861-1864 e 1869-1872. Em 1840, durante uma de suas viagens à Europa, descobriu sua paixão pela fotografia com Louis Jacques Mandé Daguerre, um dos inventores do processo fotográfico.

Como empresário, Mariano Procópio fundou a Escola Agrícola União e Indústria e a Estrada União e Indústria, foi proprietário de uma fazenda em Goianá -MG e investidor de imóveis e ações. Ele deixou inúmeros bens para sua família ao falecer em 14 de fevereiro de 1872, em Juiz de Fora-MG.

Fotografia da Ponte Americana é uma das mais importantes produzidas no Brasil durante o século XIX. Foto de Revert Henrique Klumb

A Estrada União e Indústria, por sua vez, foi um marco para o surgimento da cidade de Juiz de Fora e um grande avanço para o escoamento da produção cafeeira e para a circulação de pessoas. A rota foi inaugurada pelo próprio Dom Pedro II e fez com que a região da Zona da Mata Mineira se tornasse a mais importante da província de Minas Gerais, colocando Juiz de Fora em posição de destaque.

- Publicidade -
- Publicidade -

Leia Mais

O Império que Ruíu: A Revolução, Ascensão e Queda da União Soviética

A partir da Revolução Russa até a dissolução da URSS, veja como tudo começou.

A história rica e vibrante de Petrópolis: a cidade imperial do Brasil

Petropolis é uma cidade fascinante que mistura história, cultura e beleza natural para criar uma experiência única.
- Publicidade -

O Império de Mali: Uma História de Glória e Prosperidade

O Império de Mali: uma história de riqueza, poder e crescimento cultural na África Ocidental

DESTAQUE

Paulo Barbosa da Silva, o Mordomo-Mor da Casa Imperial do Brasil

Paulo Barbosa da Silva, um importante personagem na história do Brasil como mordomo-mor da Casa Imperial e deputado pela província de Minas Gerais.

Júlio Frederico Köeler: O Fundador Visionário de Petrópolis

Júlio Frederico Koeler, o fundador visionário de Petrópolis, deixou sua marca na história da cidade e do Brasil com sua capacidade técnica e visão empreendedora.

O Império de Mali: Uma História de Glória e Prosperidade

O Império de Mali: uma história de riqueza, poder e crescimento cultural na África Ocidental
- Publicidade -